Anime dragon ball

Seria Dragon Ball o melhor anime de todos os tempos?

Será que podemos dizer que Dragon Ball é o melhor anime de todos os tempos? De acordo com os números do animes, essa pergunta não é nenhum absurdo. 
Anúncios

Em agosto deste ano, por exemplo, o mangá da franquia atingiu a marca de 300 milhões de cópias em circulação, atingindo a segunda colocação entre as obras mais vendidas de todos os tempos, perdendo somente para One Piece.

Além disso, Dragon Ball Super continua ano após ano como uma dos animes mais vistos no Crunchyroll. O índice de audiência no Japão está sempre na casa dos 4-5 pontos, o que indica que a série vai bem e, por fim, a série já sustenta mais de 100 episódios, o que é outro indicativo da sua lucratividade.

 Aqui no Brasil, se buscarmos no Google Trends pela pesquisas de Dragon Ball vemos que a popularidade do anime é consideravelmente maior do que de outros títulos de peso e com sucesso recente como Demon Slayer ou Jujutsu Kaisen.

++ Leia também: 9 motivos para Jujutsu Kaisen ser cópia do Naruto

Por esses motivos e outros que ainda veremos, não é nem um absurdo questionarmos: seria Dragon Ball o melhor anime de todos os tempos? Talvez sim e veremos os motivos para isso.

Anúncios

Dragon Ball melhor anime
Anúncios

Definição de arquétipos

Arquétipos em narrativas são alguns tipos de personagens pré-definidos. É o caso por exemplo das garotas de animes que no início não gostam do protagonista e são agressivas, mas depois se apaixonam (as Tsundere). Também são arquétipos os rivais silenciosos e que nasceram com genialidade, por exemplo.

Esse tipo de personagem surgem com obras que fazem muito sucesso e depois se espalham por outras, se integrando fortemente a certos gêneros. Dragon Ball foi responsável pela criação de vários arquétipos. O Goku, com seu jeito sempre inocente, focado e meio infantil, certamente influenciou grandes protagonistas como Naruto e Luffy.


Anúncios
Dragon Ball melhor anime
Anúncios

Estilo de narrativa

Embora o estilo de narrativa de Dragon Ball já tenha sido usado antes, o anime de Akira Toriyama conseguiu popularizar e validar a sua efetividade de uma vez por todas. O enredo gira ao redor de um opositor poderoso que exige o aumento de poder dos guerreiros que protegem a Terra em ciclos.

++ Leia também: Jujutsu Kaisen | As 4 técnicas mais fortes até agora

Em cada um desses ciclos os guerreiros precisam encontrar novas formas de treinar ou desbloquear um poder oculto. Além disso, entre os próprios protagonistas surgem rivalidades, ou seja, eles buscam não somente superar os inimigos, mas aos próprios amigos como Goku e Vegeta.

Esse tipo de narrativa instiga o público a sempre ter curiosidade sobre o poder de quem é maior em determinado momento e como será o futuro. Para deixar tudo mais interessante, o ganho de poder normalmente vem acompanhado de mudanças físicas como a cor do cabelo ou as transformações do Freeza, por exemplo.

Anúncios

Arte

Por fim, não podemos deixar de notar que Akira Toriyama é um mestre e com um estilo tão próprio que é difícil não reconhecer seus desenhos. Dessa forma, ela conseguiu influenciar muitos outros artistas não só no universo dos mangás, mas também no universo dos jogos e outras mídias.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: