Curiosidades

Todo Anime começa do Mangá? | 6 Fontes de Inspiração para os Animes

Apesar de muitos animes começarem com um mangá, isso não acontece com todos. Às vezes os animes são encomendados por empresas para promover produtos. Já em outras situações, pode ser que os animes foram inspirados em jogos ou livros, por exemplo.

Anúncios
Todo Anime começa do Mangá

É comum os animes terem mangás tão famosos quanto eles. Por isso, muita gente pergunta: será que todos os animes vieram dos mangás?

A resposta é não. Nem todos os animes vieram dos mangás. Apesar disso, podemos dizer que a maioria deles vieram sim dos quadrinhos japoneses.

Para responder melhor a essa pergunta, veremos quais são as 6 principais fontes de inspiração para os animes hoje em dia.

Se quiser saber quais animes têm as melhores animações, clique aqui.


Anúncios

Mangá

Todo Anime começa do Mangá

Fazer um anime custa muito dinheiro. Isso porque requer vários animadores e dezenas de outros profissionais.

Sendo assim, os estúdios não apostam em qualquer história. Ao invés disso, eles ficam analisando quais são as melhores e o principal lugar que eles usam para isso são os mangás.

Os mangás são histórias em quadrinhos japonesas. Sua grande vantagem é que são baratas para publicar e servem de termômetro para o amor que o público sente pela narrativa.

Então, se o mangá vai bem, algum estúdio pode decidir apostar no anime.

São inúmeros (quase infinitos) os exemplos de animes que vieram de mangás. Naruto, Kimetsu no Yaiba e Yu Yu Hakusho são alguns deles.


Anúncios

Web Mangá

Todo Anime começa do Mangá

Se o mangá tradicional já é barato para publicar, os web mangás então… nem se fala! Não tem o custo do papel, da tinta e nem do transporte. Enfim, quase de graça.

Se ainda não sabe, o web mangá são os mangás, mas somente no meio digital. É por isso que as editoras estão abrindo cada vez mais espaço e investindo cada vez mais em publicidade nesse nicho.

Como esse tipo de publicação está crescendo, os estúdios ficam de ollho nas boas histórias. Assim, selecionam algumas e transformam em animes.

Um anime muito famoso que veio de web mangá: One Punch-Man.

Anúncios

Light Novel

Todo Anime começa do Mangá

O nome light novel vem do inglês Novela (Novel) e Leve (Light). Ou seja, é um gênero literário mais leve, com ilustrações e temáticas menos complexas.

O tamanho de uma light novel é de mais ou menos 40 mil palavras ou algo em torno de 180 páginas de um livro.

Um exemplo de animes que vieram de light novel é Kara no Kyoukai.

Anúncios

Web Novels

Todo Anime começa do Mangá

Assim como o mangá tem a sua versão somente digital e de menor custo, as light novels têm as web novels.

Essa categoria de narrativa é somente digital e normalmente feita por amadores. Isso mesmo, pessoas normais, fora da indústria de mangás e animes sentam e escrevem o que acham legal.

Pode acontecer que um estúdio se encante com a história e, então, proponha a animação.

Um exemplo de anime que surgiu dessa forma foi KonoSuba.

Anúncios

Visual Novels e Outros Jogos

Todo Anime começa do Mangá

Visual Novels são jogos com a proposta de contar uma história com certa dose de interação. O jogador consegue, portanto, escolher alguns caminhos do protagonista.

São muitas as temáticas possíveis, mas as principais são relacionamentos ou terror psicológico. Podemos citar, por exemplo, o caso de Clannad que veio de uma VN.

Já os jogos em geral às vezes fazem tanto sucesso que passam a merecer um anime. Temos o caso, por exemplo, do anime de Persona 5.


Anúncios

Encomendas

Todo Anime começa do Mangá

Hoje em dia não é tão comum, mas nas décadas de 80 e 90, muitas empresas, principalmente de brinquedos, encomendavam desenhos e animes para ajudarem na venda dos seus produtos.

Alguns animes, então, foram criados dessa forma. Um exemplo que podemos citar é Pokemon que até hoje funciona como um acessório para a venda de dezenas de produtos. São jogos eletrônicos, jogos de cartas, camisetas, Aplicativos, acessórios e, enfim… Pokemon está em todo lugar!

Anúncios

E então, você sabia de onde vinha a inspiração para os animes? Bem, agora sabe! Claro que existem aqueles que tem histórias originais, que não passam por nada antes. Além disso, há casos em que uma simples ilustração originol um anime inteiro como em Black Rock Shooter.

A verdade é que qualquer boa história pode ser transformada em anime!

Se chegou até aqui e tá se perguntando (por algum motivo), porque a Sakura de Naruto é tão inútil, então clica aqui.

%d blogueiros gostam disto: