Os desenhos dos anos 80 foram responsáveis pelo lançamento de séries que existem até hoje. Entre elas estão, por exemplo, o He-Man e os Transformers. Foi uma época que marcou gerações e consolidou uma forma de fazer animações. Isso pelo desenvolvimento da complexidade do enredo e dos diálogos.

Mais de quarenta anos depois, os desenhos dos anos 80 continuam importantes. Caverna do Dragão, por exemplo, até hoje é comentado tanto pelos mais velhos, quanto pelos mais novos.
Transformers, então, nem se fala! Tem uma série de filmes de altíssima audiência no cinema. He-Man, nessa mesma linha, ganhou nova série na Netflix.
Por causa de toda essa importância, veremos neste artigo os 9 desenhos dos anos 80 que marcaram época.
He-Man
He-Man é o príncipe de Eternia e por causa disso precisa proteger o castelo de Grayskull do terrível Esqueleto.
Para isso ele conta com a ajuda dos seus companheiros: Gato Guerreiro, Tila e Gorpo.
Thundercats
Os Thundercats protegiam o planeta Thundera do maligno Mumm-Ra, O da Vida Eterna. Para isso, contavam com seu líder Lion-O, que tinha a Espada Justiceira.
A Espada Justiceira dava a Lion-O o Olho de Thundera e a Visão Além do Alcance. Esses eram poderes essenciais para derrotar as forças do mal. Além disso, ele tinha ajuda dos seus companheiros Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKat e Snarf.
Transformers
Transformers foi uma parceria entre os Estados Unidos e o Japão. O desenho foi encomendado pela empresa Hasbro para ajudá-la a vender seus brinquedos.
A história giro ao redor de dois grupos de alienígenas que conseguem se transformar em carros. Os bonzinhos são os Autobots, comandados por Optimus Prime, e os malignos são os Decepticon.
Caverna do Dragão
Os anos 80 foram o auge dos universos que se inspiravam na Terra Média de Tolkien (Senhor dos Anéis). Nessa mesma época estava bombando o RPG Dungeon & Dragons, por exemplo.
Aproveitando desse sucesso foi lançado o desenho animado Caverna do Dragão. Ele contava a história de seis crianças que vão parar num mundo de magos e dragões. Cada um deles acaba tenda uma função (como as classes de RPG) e assim tentam escapar do mundo.
Para isso, todavia, precisam sempre derrotar o Vingador. Além disso contam com a ajuda do Mestre dos Magos.
As Tartarugas Ninjas
Essa é outra série que até hoje é conhecida entre o jovens e serve de inspiração para mais materiais. Ela surgiu, entretanto, nas histórias em quadrinhos, mas só ganhou popularidade mesmo quando virou desenho.
A proposta é o bom humor enquanto as tartarugas mutantes com nomes de artistas renascentistas lutam contra as forças do mal. São elas: Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo.
Pole Position
Junto com Speed Racer, Pole Position é o desenho mais famoso de corrida do Brasil. Ele conta a história de Tess, Dan e Daisy na busca pelo pai.
Para isso, eles contam com dois carros super modernos e cheios de funcionalidades: Wheels e Rodão.
Duck Tales
A Disney não poderia estar de fora dos desenhos dos anos 80 que marcaram época! Duck Tales e Tio Patinhas eram irresistíveis na televisão. Além disso, suas histórias em quadrinhos fizeram imenso sucesso.
Os Ursinhos Carinhosos
Os Ursinhos Carinhosos tinham símbolos no peito e isso conferia a cada um deles um poder específico. Dessa forma, eles enfretavam o Coração Gelado, um ser ganancioso e individualista que não conseguia aceitar a felicidade dos outros.
Os Smurfs
Apesar de bem mais antigo do que a década de 80, os Smurfs só ficaram populares no Brasil a partir de 1981.
A série conta a história de uma vila dessas criaturinhas azuis. Eles viviam felizes, mas sempre tendo que lidar com o mago Gargamel.
Como eu disse, os desenhos dos anos 80 são realmente memoráveis estão conosco até hoje. Espero que tenha gostado e se eu tiver esquecido algum, por favor, deixe nos comentários!
[…] Quer saber quais eram os desenhos mais populares da década de 80? Então clica aqui. […]