Ainda não assistiu Evangelion? Então está perdendo uma das maiores obras de arte já feitas.
Antigamente você poderia até ter motivo para não ver, mas agora que está disponível na Netflix, você não tem mais desculpas.
Ainda não está convencido?
Lista explicando porque Evangelion é o melhor anime de todos os tempos: aqui
Linhas Gerais
Lançado em 1995 pela Gainax sob a direção de Hideaki Anno, Neon Genesis Evangelion revolucionou a forma de contar histórias em animes.
Quem assiste aos primeiros episódios pode pensar que não passa de outro anime de ação. Pode também ficar irritado com o protagonista bem medroso. Mas não se engane, a trama vai muito além disso. Ela foca no terror psicológico, em filosofia e religião.
Hiadeaki Anno conseguiu trazer os métodos de literários de fluxo de consciência para dentro dos animes.
Uma outra característica marcante de Evangelion é a musicalidade. Os diretores fizeram questão que a experiência sonora fosse tão magnífica quanto a visual.
Enredo
O enredo é mais ou menos assim: os humanos habitam a Terra por acaso, na verdade estão em constante batalha contra os Anjos pela própria vida.
Se os Anjos ganharem, são eles que vão ser as criaturas que viverão aqui no nosso planeta. Para combatê-los, uma organização cria máquinas gigantes, os Evangelions, que são pilotados por garotos.
Parece simples, mas assistindo ao anime muitas perguntas surgem, como, por exemplo: por que essas crianças são as única que conseguem pilotar os robôs? O que são essas máquinas gigantes? O que são os Anjos e quais são os reais planos da organização por trás de tudo?
Isso tudo imerso num verdadeiro terror psicológico, referências à descobertas bíblicas e filosofias existencialistas. Uma verdadeira obra prima.

Como assistir
A primeira versão de Neon Genesis Evangelion — e disparado a melhor delas — é composto por um anime de 26 episódios e mais dois filmes.
Primeiro você deve assistir à série de 26 episódios, depois deve assistir ao filme chamado The End of Evangelion.
Quando ver os créditos aparecendo no The End of Evangelion, não se assuste, ainda não acabou. Espere os créditos passarem, ou pule eles, que a segunda parte vai começar.
Isso acontece porque no Japão, na época de lançamento, o filme foi publicado em duas partes.
O último filme, o Death e Rebirth, é o anime contado de uma forma diferente e bem mais rápida. Foi feito para os realmento devotos ao anime lembrassem dos eventos e vissem sob um novo ângulo a história. Isso, claro, para que fique mais fácil desvendar os mil mistérios de Evangelion.
Uma dica. Na série, os episódios 25 e 26 estão acontecendo simultaneamente ao filme The End of Evangelion. Não fique assustado, tudo fará sentido mais para frente.